"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

sábado, 27 de novembro de 2010

Beatriz Milhazes









A cor é um elemento onipresente na obra de Beatriz Milhazes. Seu repertório estrutural inclui a abstração geométrica, o carnaval e o modernismo.
Flores, arabescos, alvos e quadrados ganham primeiro uma superfície de plástico para a posterior transferência para a tela.
Milhazes eventualmente usa a colagem na superfície da tela e aplica adicionais para viabilizar as obras como pintura, decalque, justaposição e sobreposições.
As colagens são feitas com a sobreposição de cores que incluem desde papéis de bala a sacolas de compras. A harmonia dos excessos, de cores e intervenções, resulta também em um trabalho interativo.

Beatriz Ferreira Milhazes (Rio de Janeiro RJ 1960). Pintora, gravadora, ilustradora e professora. Forma-se em comunicação social pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, em 1981. Inicia-se em artes plásticas ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, em 1980, onde mais tarde leciona e coordena atividades culturais. Além da pintura, dedica-se também à gravura e à ilustração. De 1995 a 1996, cursa gravura em metal e linóleo no Atelier 78, com Solange Oliveira e Valério Rodrigues e, em 1997, ilustra o livro As Mil e Uma Noites à Luz do Dia: Sherazade Conta Histórias Árabes, de Katia Canton. Beatriz Milhazes participa das exposições que caracterizam a Geração 80 - grupo de artistas que buscam retomar a pintura em contraposição à vertente conceitual dos anos de 1970, e tem por característica a pesquisa de novas técnicas e materiais. Sua obra faz referências ao barroco, à obra de Tarsila do Amaral (1886 - 1973) e Burle Marx (1909 - 1994), à padrões ornamentais e à art deco. Entre 1997 e 1998, é artista visitante em algumas universidades dos Estados Unidos. A partir dos anos 1990, destaca-se em mostras internacionais nos Estados Unidos e Europa e integra acervos de museus como o MoMa, Guggenheim e Metropolitan, em Nova York.

Fonte: http://www.itaucultural.org.br

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Simples Desejo

‎"Legal ficar sorrindo à toa,toa.Sorrir pra qualquer pessoa...Andar sem rumo na rua...Pra viver e pra ver não é preciso muito não.Atenção, a lição está em cada gesto: Tá no mar, tá no ar,no brilho dos seus olhos...Eu não quero tudo de uma vez não.Eu só tenho um simples desejo..."Jair Oliveira

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Yes,nos adoramos caixinhas


Oi

Nossa pessoal, estava com uma saudade de fazer minhas caixinha de madeira.

Confesso que durante um tempo eu andei enjoando, deixei elas de lado.Mas fiz as pazes com elas,ainda mais nessa época de fim de ano, que adoro dar lembranças para as pessoas que me foram especiais.As caixinhas de MDF são uma excelente opção.

Essa caixa de borboleta, ficou simples e muito fofa.

Espero que gostem

Beijos

domingo, 21 de novembro de 2010

Visão

"A dor é Preto e Branco, a liberdade é 3D"

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"O Gato Vermelho" Releitura de Aldemir Martins

Mais uma releitura minha de Aldemir Martins,como já disse,não gosto de fazer copias ou reproduções, mas é que simplesmento sou apaixonada pelos quadros de Aldemir Martins, amo a fusão de cores, sua poesia e suas formas.
E sou louca por gatos,em especial meu Pandinha.
Quem diz que o gato é arrogante,egoísta,safado e espertalhão não conhece um gato.O gatoé zen,é Tao,vê além do homem e relaciona-se com a essência.Exige respeito pela sua individualidade, mas também sabe respeitar a dos que o cercam.
Se o homem não sabe ver o gato,o gato sabe ver o homem.Vê mais, vê dentro,vê além.
O gato é uma lição diária de harmonia,equilibrio e fidelidade.suas manifestações são íntimas e profundas,vive do verdadeiro e não se ilude com aparências.
Mais um trabalho meu,esperem que goste.
Beijos

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Preço e Valor


NEM TODO MUNDO TEM SEU PREÇO..MAS TODO MUNDO MORDE ALGUM TIPO DE ISCA... Niet

domingo, 14 de novembro de 2010

Doces Barbaros


Doces Bárbaros é o nome de um grupo de MPB dos anos 70 formado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. O grupo surgiu para comemorar os 10 anos de carreira solo dos seus componentes, que pretendiam além de realizar shows, gravar um disco ao vivo e registrar tudo em um documentário.

Como grupo, Doces Bárbaros pode ser descrito como uma típica banda hippie dos anos 70, mas sua característica marcante é a brasilidade e o regionalismo baiano, naturalidade de todos os integrantes.

O disco de 1976 é considerado por muitos uma obra-prima da música brasileira, mas, curiosamente, na época do lançamento, foi duramente criticado.

Idealizada por Maria Bethânia, a banda interpretou composições de Caetano e Gil, fora algumas canções de outros compositores como Fé cega, faca amolada de Milton Nascimento e o clássico popular Atiraste uma pedra, de Herivelto Martins.

Inicialmente o disco LP seria gravado em estúdio, mas por sugestão de Gal e Bethânia, foi o espetáculo que ficou registrado, sendo quatro daquelas canções gravadas pouco tempo antes no compacto duplo de estúdio, com as canções Esotérico, Chuckberry fields forever, São João Xangô Menino e O seu amor, todas gravações raras.

Na época da turnê, Gilberto Gil foi preso em Florianópolis por porte de drogas, fato que acabou sendo registrado no documentário Doces Bárbaros, dirigido por Jom Tob Azulay.

Depois disso já foi feito outro filme comemorativo, DVD, enredo da escola de samba GRES Estação Primeira de Mangueira em 1994 com a canção Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu (paráfrase da música Atrás do trio elétrico, lançada por Caetano em 1969), já comandaram trio elétrico no carnaval de Salvador, fizeram espetáculos na praia de Copacabana e uma apresentação para a Rainha da Inglaterra. fonte.

Faixas:

01 - Os Mais Doces Bárbaros

02 - Fé Cega Faca Amolada

03 - Atiraste Uma Pedra

04 - Pássaro Proibido

05 - Chuckberry Fields Forever

06 - Genesis

07 - Tarasca Guidon

08 - Eu e Ela Estávamos Ali Encostados na Parede

09 - Esotérico

10 - Eu Te Amo

11 - O Seu Amor

12 - Quando

13 - Pé Quente Cabeça Fria

14 - Peixe

15 - Um Índio

16 - São João Xangô Menino

17 - Nós Por Exemplo

18 - Os Mais Doces Bárbaros (Caetano Veloso)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doces_B%C3%A1rbaros

Encontros e Desencontros


É muito engraçado como as pessoas vão e vem fácil. Nós um dia temos alguém e no outro elas tem nossos corações. O tempo pode ser nosso melhor e pior amigo, ele trás a abstinência de alguém, ele trás as saudades e leva com ele as palavras e promessas. Com o tempo, percebemos o valor de cada coisa, vemos como podemos mudar como podemos inovar. Eu tive amigos, os perdi e já recuperei muitos. Outros levaram um pedaço de mim como lembrança, outros me deixaram sem dar tchau. Eu já sofri e chorei muito, já quebrei meu coração e reconstrui. As pessoas nos trazem sentimentos, nos enrolam, e é quando nos damos conta como o mundo gira e nós aqui parados no mesmo lugar. Passamos a amar não quando encontramos o par perfeito, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita.
Aproveitem o feriado para ver aquele amigo que anda distante, ou fazer um churrascão com a galera de sempre,ou quem sabe dar um tempo de tudo e viajar sozinho.O importante é que aproveitem o feriado.

Beijos



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto Yellow Submarine



Oi

Estou fazendo um quadro para um querido amigo, que acaba de montar uma loja linda de camisetas e acessorios, logo logo farei um post sobre a loja.
Esse post é só para mostrar um processo de criação, do lápis para tela
O quadro não esta pronto falta os detalhes mas logo que ele estiver, postarei para compartilhar com vcs
Beijos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tarefa

"A principal tarefa na vida de um homem é a de dar nascimento a si próprio."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cândido Portinari e Eu

Oi

Depois desse post enorme sobre Candido Portinario, quero falar da minha relação com ele.

Moro em Ribeirão Preto, do lado de Brodowski cidade de Portinari, não sei quantos Km de distancia, mas não deve dar 20km, quando pequena aos 5 anos de idade estudava numa escolinha que chamava Arte e Sol, essa que realizava varias excursões com a criançada e uma delas foi ir visitar o Museu Casa de Portinari passei do qual eu recomendo a todos, no final vou deixar o link para obterem mais informação,antes da excursão a tia da escola preparava a gente,contando a historia do lugar que a gente ia visitar.

E a Tia da escola nos informou que ele tinha falecido devido ao envenenamento por asfixia das tintas que ele usava,para que ,ela foi falar isso, não queria ir de jeito nenhum achei que morreria, igual ao portinari se entrasse na casa dele, tive pesadelo ,dei trabalho para os meus pais, no final acabei indo mas minha mãe teve que ir junto. Sei que até hoje essa historia é contada quando reuni a familia

Hoje com 30 anos já não tenho mais medo.E sou uma fã incondicional de Portinari.Os outros paises tem Pablo Picasso,Van Gogh,Henri Matisse, e dai nos temos Candido Portinari, com tanta humanidade e consciencia social em suas obras mostra grande amor por nossa terra e por nossa gente.Um pintor extraordinario.

Segue os links:http://www.casadeportinari.com.br/informa.htm

http://www.portinari.org.br/ppsite/index.htm

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cândido Portinari








“Vim da terra vermelha e do cafezal.
As almas penadas, os brejos e as matas virgens
Acompanham-me como o espantalho,
Que é o meu auto-retrato.
Todas as coisas frágeis e pobres
Se parecem comigo.”

- Candido Portinari

Respeitadíssimo pelo seu Humanismo e consciência social presente em suas Obras, tão famosas e reconhecidas mundialmente por Beleza e Genialidade. Portinari Fazia parte da Alta Intelectualidade Brasileira que era cortejada pelos Grandes Mestres Mundiais.
Nasceu em Brodósqui em 1903 e morreu no Rio de Janeiro, em 1962 em virtude do envenenamento causado por algumas tintas.
Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro , superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a anti-acadêmica moderna. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.
A fase muralista se iniciou em 1936 e até 1944 estará ocupado em pintar os afrescos para o Ministério da Educação e Cultura - o atual Palácio Gustavo Capanema - edifício projetado por arquitetos brasileiros liderados por Lúcio Costa, enfatizando a temática social que permeará toda a sua obra.
Em 1952, atendendo a encomenda do Banco da Bahia, realiza outro painel com temática histórica, A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA À BAHIA e inicia os estudos para os painéis GUERRA E PAZ, oferecidos pelo governo brasileiro à nova sede da Organização das Nações Unidas. Concluídos em 1956, os painéis, medindo cerca de 14x10 m cada - os maiores pintadospor Portinari - encontram-se no "hall" de entrada dos delgados de edifício-sede da ONU, em Nova York. Em 1955, recebe a medalha de ouro concedida pelo Internacional Fine-Arts Council de Nova York como o melhor pintor do ano. Em 1956, Portinari viaja a Israel, a convite do governo daquele país, expondo em vários museus e executando desenhos inspirados no contado com recém-criado Estado Israelense e expostos posteriormente em Bolonha, Lima, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Neste mesmo ano Portinari recebe o Prêmio Guggenheim do Brasil em 197, a Menção Honrosa no Concurso Internacional de Aquarela do Hallmark Art Award, de Nova York. No final da década de cinqüenta, Portinari realiza diversas exposições internacionais.
Expõe em Paris e Munique em 1957. É o único artista brasileiro a participar da exposição 50 ANOS DE ARTE MODERNA, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, em 1958. Como convidado de honra, espõe 39 obras em sala especial na I Bienal de Artes Plásticas da Cidade do México, em 1958. Neste mesmo ano espõe em Buenos Aires. Em 1959 expõe na Galeria Wildenstein de Nova York e, juntamente com outros grandes artistas americanos como Tamayo, Cuevas, Matta, Orozco, Rivera, participa da exposição COLEÇÃO DE ARTE INTERAMERICANA, do Museo de Bellas Artes de Caracas. Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.
Suas Obras são um orgulho dos Brasileiros pois constituem um acervo de valor inestimável pelo que representam na nossa História e Imaginário Antropológico deste Brasil sem Fim. Conhecer Portinari e sua Obra é desfrutar de um bem cultural elevadíssimo que tem a tendência de unir aos Brasileiros em torno de um grande amor por nossa Terra e por nossa gente. Portinari tem uma linda Biografia, Obras Extraordinárias, um Relacionamento de dignidade foi muito participativo, muito Amor, Técnico, Político e querido. A Obra de Portinari tem um poder mágico de fazer feliz e ilustrar a quem lhe conhecer e procurar aprofundar, São belezas que fazem o mundo ser melhor e a vida valer a pena.

Fonte:http://www.portinari.org.br/
http://www.casadeportinari.com.br/

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lembrar

Há sempre razões e dias maiores, que o dia de Todos os Santos para vos lembrar...
Por isso, fico quieta no meu canto... a desfolhar o álbum das recordações.
Um dia vamo-nos encontrar todos , e quem sabe , continuar as conversas inacabadas...