"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ideias para Páscoa














A páscoa também é historia, uma curiosidade sobre o mais famoso simbolo da páscoa.

Beijos e bom final de semana

Os símbolos da páscoa na verdade é uma grande mistura de diversas culturas e povos da Terra. O ovo da páscoa é um exemplo disso. Especialistas estudiosos da história identificam que os ovos de chocolate, os ovos pintados e coloridos tem origem nas festividades que ocorriam na primavera e tinham origem em povos germânicos. Quando estes se converteram para o cristianismo continuaram suas tradições traduzindo seus significados para a nova religião.

Mas existem registros de que outros povos também se utilizavam de ovos, principalmente ovos coloridos pintados a mão em festividades que ocorriam na mesma época. É o exemplo dos persas, chineses, romanos, judeus e armênios. Provavelmente isto ocorria porque é justamente na primavera que muitas aves e animais começam seu período reprodutivo. Isso fez muitos povos vincularem a chegada da primavera ao momento do nascimento, renascimento e nada melhor para representar isto do que ovos.

O uso do chocolate só aconteceu muito tempo depois na França e com o surgimento das indústrias de chocolate na Inglaterra e em outros países. Isto foi influenciado pela igreja cristã que proibia o consumo de carne animal durante a quaresma. Assim se tornaria mais apropriado presentear as pessoas com ovos de chocolate e não mais com ovos de galinha pintados.

Então podemos resumir que os ovos sempre representaram a vida mesmo antes da existência de Cristo que por ser de familia judia também comemorava a páscoa com todos os Judeus. Sua morte durante a páscoa criou um forte simbolismo para todos os cristãos.

Fonte:http://www.pascoa.info/qual-o-significado-do-ovo-da-pascoa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário