"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Menina com Gato e Piano.

"A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação.

Fernando Pessoa"


Uma releitura de Di Cavalcanti de 1965, pintado por mim ,apaixonei por este quadro, me passa alegria,força e uma vida que explode em cores.

Sobre Di Cavalcanti:
Di Cavalcanti ,além de idealizar a Semana de 1922, foi ainda o principal responsável pelo surto de uma pintura temática nacional, dominante após aquele movimento. Apesar de suas ligações com a Escola de Paris e o Cubismo, é um pintor profundamente carioca e brasileiro. A sua obra reflete como nenhuma outra, pela extensão no tempo, a vida do nosso povo. O carnaval, o ritmo e a ginga dos sambistas, as baianas, as mulatas capitosas, as mulheres da vida, os passistas, os malandros, os seresteiros, os bailes de gafieira, os trabalhadores, a paisagem, enfim a própria vida do País está presente em sua pintura, que é sempre vigorosa. A sensualidade brasileira está nas linhas, formas e cores, expressionistas de suas telas. E durante o auge da abstração, ele foi aqui o seu maior contestador, sendo também o primeiro a vislumbrar a sua decadência.
A obra do Di Cavalcanti nos leva a um contato direto com um dos símbolos do Brasil: a mulata brasileira, com sua feminilidade, sensualidade e ao mesmo tempo uma força, uma raça, que Di Cavalcanti soube como ninguém retratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário