"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projeto Laranja Mecânica Sinopse do Filme




Laranja Mecânica. É um filme único, diferente de todos os outros, dirigido pelo brilhante Stanley Kubrick que consegue num único longa fazer uma crítica à sociedade, nos chocar, nos emocionar, nos fazer rir e até ter alguns pesadelos bizarros com o estranho e violento Alex.
Num futuro não determinado o jovem Alex (Malcolm Mcdowell) e sua gangue passam as noites fazendo o que chamam de “ultraviolência”, eles invadem casas e destroem tudo, além de violentar seus habitantes e estrupar as mulheres. Alex vive com os pais que não sabem o que ele faz quando sai a noite, acham que ele está fazendo algum bico por aí. Alex, além de adorar a violência, também gosta de ouvir músicas clássicas, principalmente Beethoven , e de transar. Num dia normal de “ultraviolência”, enquanto invade a casa de uma mulher e a mata acidentalmente em seguida, os membros da sua gangue chamam a polícia, como forma de vigança por uma atitude de Alex q eles não gostaram muito, e assim Alex é preso por invasão de domícilo e homicídio. Ele não vai para prisão, mas sim para uma “clínica de reabilitação” para jovens deliquentes. Lá ele se empenha o máximo para “dançar conforme a música” dos seus superiores, de forma meio sarcátisca, porém sutil, conquistando a atenção e, de certo modo, a admiração dos padres e professores da clínica. Pelo seu “desempenho exemplar” e por seu antepassado de crimes pesados, ele é escolhido para um novo tratamento que dizia “curar” a má índole nas pessoas, o Tratamento Ludovico. Alex aceita fazer esse teste, em troca da redução do seu tempo penal. O tratamento consiste em exibiçoes de filmes violentos, que lembravam aqueles q Alex cometia anteriormente juntamente com medicações q lhe provocavam náuseas, mexendo assim com seu lado psicológico. Ele então começa ficar aterrorizado com as imagens q vê, seno que quando eles botam no fundo dos filmes como trilha músicas de Beethoven ele pira totalmente e acha um pecado fazerem isso com as músicas dele, indo assim até a sua reabilitação total, quando ele está totalmente inocente e sem vontade nenhuma de cometer atos violentos, nem mesmo se for para sua proteção. Depois de uma apresentação a publico do tratamento oferecido pelo governo, onde botaram Alex à prova testando se ele cometia algum ato violento quando provocado, ele é liberto e recolocado na sociedade. Quando sai de lá, ele está totalmente desprovido de qualquer malícia, não reagindo a nada, ele não batia mais em ninguem, ou estrupava, pois só de pensar nessas coisas ele sentia vontade de vomitar, deixando ele então sem defesas. E agora ele vai ter q enfrentar todos aqueles q ele fez mal anteriomente q querem se vingar deles, inclusive seus “amigos”. Vai sendo assim até o final onde temos uma triste revelação sobre a sociedade.
Este é mais um filme que nos desafia a pensar no que ele realmente quer dizer, é uma grande crítica a sociedade formada pela nova geração, e mostra como o ato de tentar controlá-la e moldá-la é inútil, já q a própria sociedade fará com que tudo volte ao “normal”, já que ela mesma é errada e incentiva que as coisas ruins ocorram.
Outra coisa a se destacar do filme são: a trilha sonora q como já foi dito é composta por grandes clássicos de Beethoven, inclusive a 9º que dá um toque incrivel no filme, e o roteiro adaptado do livro homônimo de Anthony Burgess q é cheio de palavras criadas pela gangue, é um dialeto próprio deles, q mistura inglês britânico com russo e outras linguas, dando originalidade e individualidade ao filme.
Laranja Mecânica é um filme violento, estranho, divertido, punk, engraçado, perturbador e bom, então não morram antes de assistirem esse filme polêmico do saudoso Kubrick.

Um comentário:

  1. "estRupar" é foda, hein??!!! rsrs
    Mas o filme é excelente msmo! Recomendo...

    ResponderExcluir